BRASIL

Província Santíssimo Redentor

Brasil

A história das Irmãs Oblatas no Brasil começa a ser construída no dia 31 de janeiro de 1935, quando sete irmãs da Espanha chegam ao Rio de Janeiro, com a missão inicial de construir Educandários para acolher meninas pobres e carentes, provenientes de famílias que viviam em situação de vulnerabilidade social.

Em busca deste objetivo, estas primeiras religiosas lutam diariamente, com muita dedicação e sacrifício para obter fundos, através de campanhas, rifas e da ajuda de benfeitores. O sonho de expansão leva-as aos estados de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná e Bahia.

Atualmente, com a retomada definitiva do carisma de sua fundação junto à mulher que exerce a prostituição e/ou que é traficada para fins de exploração sexual, as Irmãs Oblatas no Brasil realizam sua missão de libertação e humanização em diversas ações através de projetos pastorais nas cidades deJuazeiro,Salvador, Belo Horizonte e São Paulo numa ação articulada como Rede Oblata.

Estabelecem diversas parcerias e ampliam sua ação no campo da sensibilização da Igreja e da Sociedade e pela fé e pela ação social, trabalham para tornar mais justo e menos vulnerável o caminho de mulheres em contextos de prostituição

PROJETOS DE MISSÃO

Diálogos pela Liberdade

O Projeto Diálogos pela Liberdade, fundado em 1982, é uma Unidade da Rede Oblata, entidade sem fins lucrativos, pertencente ao Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor. Nossa missão é em defesa dos direitos humanos das mulheres em contexto de prostituição.

Nos comprometemos com a missão, a partir de valores cristãos, na luta em prol da justiça social para as mulheres que exercem a prostituição.

Força Feminina

O Força Feminina tem por missão favorecer a promoção integral das mulheres que exercem a prostituição, de maneira a colaborar no processo de conscientização e inserção cidadã.

Está impregnado de atitudes evangélicas e comprometido com a humanização e a participação das mulheres na sociedade.

Pastoral da Mulher

A Pastoral da Mulher, unidade vinculada ao Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, com 40 anos de história em Juazeiro/BA, tem o objetivo de promover o empoderamento das mulheres que exercem a prostituição, fortalecendo a sua organização para a defesa de direitos individuais e coletivos.

A instituição segue seu trabalho à luz da solidariedade para com as mulheres que exercem a prostituição, numa perspectiva libertadora.

Unidade Antonia

O Projeto Antonia é uma das unidades da Rede Oblata que tem como objetivo a intervenção e acompanhamento às mulheres de baixa renda que estão em contexto de vulnerabilidade social, e atuam na prostituição na região de Santo Amaro, na cidade de São Paulo.

Está organizada em três frentes de atuação: Abordagem, Acolhida e Sensibilização da Sociedade, sendo que as duas
primeiras tem como objetivo orientar as mulheres que exercem a prostituição para busca e acesso aos direitos e a Sensibilização da Sociedade objetiva desconstrução do estigma da prostituição.

Pastoral Vocacional Brasil

A Animação Vocacional Oblatas no Brasil é um serviço de acompanhamento vocacional para jovens que desejam discernir e responder com alegria e generosidade o chamado de Deus em suas vidas. Temos como objetivo a sensibilização da juventude sobre importância de descobrir sua vocação humana e cristã.

Oferecemos diálogo personalizado para jovens que desejam realizar um processo de discernimento sobre como poderão assumir com compromisso e solidariedade sua missão no mundo.

Fale Conosco

Para falar com o Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor é muito simples. Preencha o formulário ao lado e envie-nos a sua solicitação.








    Diálogos pela Liberdade

    Força Feminina

    Pastoral da Mulher

    Projeto Antônia