CasAbierta

"Sigamos abrindo portas"

CasaAbierta trabalha na capital do país, Montevidéu e na fronteira com Brasil (Rivera) na prevenção e assistência da exploração sexual desde o acompanhamento integral (psico, sócio, jurídico, humano e espiritual) a mulheres atingidas pelo exercício da prostituição e vítimas do tráfico com fins de exploração sexual.

Tem como missão contribuir a gerar transformações vitais sustentáveis nas mulheres, para processualmente empoderar-se e restituir seus direitos em si mesmas e seu núcleo de referência, ao mesmo tempo que busca promover na sociedade, a conscientização sobre a exploração sexual.

HISTÓRIA DO PROJETO

Inicia seu funcionamento no ano de 1994 em Vila Muñoz, bairro de Montevidéu, Uruguai que nesse momento era considerado onde se concentrava a maior quantidade de prostíbulos. No começo a integração do bairro se viu que precisava apoiar às mulheres com crianças, através do serviço de creches e para as mães, a oficina de confecção de bolsas como resposta de trabalho. Também as oficinas de apoio para mães.

Conforme foi mudando a dinâmica da prostituição, as nossas propostas foram adaptando-se e passamos por variedade de oficinas de capacitação de trabalho, complementação do processo psicossocial. Até finalmente intervir na atualidade em três áreas: prevenção (trabalho territorial com mulheres e instituições), assistência (a mulheres e seu núcleo de referência no psico social e jurídico, oficinas de gênero e capacitação para o emprego) e redes (trabalho de articulação interinstitucional, estado e sociedade civil).

LINHA DO TEMPO

INÍCIOS – 1993

Chegada no bairro Villa Muñoz.

FUNDAÇÃO – 1994

08 DE DEZEMBRO DE 1994 – Inaugura-se o Projeto CasAbierta

Trabalho com mulheres e adolescentes armando bolsas de papel e organiza-se uma creche para as crianças do bairro.

MUDANÇAS NO PROJETO – 2008

Consolidação da equipe na atenção integral para as mulheres de perfil específico. Inicia-se a identificar e a atender situações de tráfico para a exploração sexual.

CASABIERTA RIVERA – 2018

Consolida-se o projeto  “Casabierta Rivera” na fronteira com Brasil para a atenção bi nacional e psico social de mulheres em situação de prostituição e vítimas de tráfico.

Oferecer ferramentas que facilitem o desenvolvimento de cada mulher nas áreas de emprego, busca de oportunidades e espaços saudáveis.

Objetivos:

Contribuir no fortalecimento do papel das mulheres em prostituição e/ ou tráfico para fins de exploração sexual como multiplicadoras do desenvolvimento de uma consciência crítica da situação de exploração.

Contribuir na elaboração de políticas públicas que contemplem a problemática da exploração na prostituição e tráfico de pessoas, na visibilidade do problema e em ações de prevenção e atenção.

População

A população que atendemos são mulheres que se encontram no circuito da prostituição (na atualidade ou historicamente) e ou vítimas de tráfico para exploração sexual. Neste marco são parte do contexto atingido pela violência de gênero e pela exploração sexual.

O contexto do qual provêm as mulheres atendidas em geral, está relacionado à pobreza, violência, abuso sexual, exclusão, adição, conformando assim um cenário de muita vulnerabilidade e risco, em muitos casos vitais.

Centro do dia:

  • Oficinas: Realizamos oficinas de gênero e capacitação de trabalho (Empreendimento produtivo).
  • Atenção: É oferecida Atenção Social, Jurídica e Psicológica, desde uma perspectiva integral e interdisciplinar, acompanhando os processos e projetos pessoais das mulheres. Também se intervêm em situações de emergência e de crise.
  • Voluntariado: Oferece-se capacitação para o trabalho com o povo atendido.

Trabalho de Campo

  • O trabalho de campo se realiza no centro de saúde (área de profilaxias do hospital Maciel), em domicílio e em prostíbulos (casas de massagens, whiskeiras).

Tarefas de sensibilização

  • Realizamos oficinas e/ou jornadas de sensibilização a diversas instituições no âmbito da saúde, educação, polícia, poder judicial, etc. Também, são realizadas capacitações a instituições de Montevidéu (e zonas de povoados) e na zona de fronteira (Rivera).

5.Trabalho em rede e alianças estratégicas:
Participamos de diversas redes a nível estatal e de sociedade civil, tais como:

  • Conselho Nacional de combate ao Tráfico e exploração de Pessoas (Estado);
  • A Rede Uruguaia contra a violência doméstica e sexual (RUCVDS);
  • A Rede e Migrantes;
  • Observa o Tráfico.

DEPOIMENTOS

Como se voluntariar?

Se você deseja somar forças na luta contra o preconceito e o estigma que oprime as mulheres que exercem a prostituição, entre em contato conosco e saiba como fazer parte dessa missão!

Contato

Endereço completo:
Amezaga, 1706 esquina Porongos

Telefones: (+5982) 2087760/098855579

E-mail: [email protected]