Diálogos pela liberdade

Acreditamos no diálogo como forma de superação dos conflitos, do preconceito e da exclusão social.

O Projeto Diálogos pela Liberdade, fundado em 1982, é uma Unidade da Rede Oblata, entidade sem fins lucrativos, pertencente ao Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor.

Nossa missão é em defesa dos direitos humanos das mulheres em contexto de prostituição. Nos comprometemos com a missão, a partir de valores cristãos, na luta em prol da justiça social para as mulheres que exercem a prostituição.

História/Histórico

Entre inúmeras dificuldades e avanços, a Pastoral da Mulher Marginalizada foi conquistando crescente aceitação entre as mulheres, além de grande capacidade de articulação com grupos e movimentos afins. No dia 24 de agosto de 1987, foi formada, oficialmente, a Associação da Pastoral da Mulher Marginalizada.

Uma associação civil, sem fins lucrativos que trabalha com as mulheres que exercem a prostituição.

Após dez anos da Pastoral da Mulher, percebe-se uma verdadeira expansão. A Pastoral tinha suas metas e objetivos mais claros, suas perspectivas se abriram e mais mulheres puderam ser atendidas devido à variedade dos serviços oferecidos e dos atendimentos disponibilizados.

Um dos grandes avanços desta época foi a implementação de cursos profissionalizantes e debates sobre a realidade da mulher, assim como atividades recreativas e de educação informal.

Em 1994, teve um grande destaque com a conquista do Certificado de Utilidade Pública Municipal. Também foram alcançados os registros da Pastoral na Secretaria de Estado do Trabalho e Ação Social (SETAS).

No ano 2000, a Pastoral da Mulher adquire um novo espaço, no eixo central da prostituição de Belo Horizonte entre a Rua Santos Dumont, 664 e a Rua Guaicurus, 669 – atual endereço. Com a revitalização do Bairro do Bonfim, a prostituição migra para o centro, na região da rua Guaicurus e redondezas e a pastoral muda-se novamente, e se instala definitivamente no coração da prostituição. E as mulheres “batizam” este espaço de “Cantinho da Paz”

Realizamos nosso trabalho pautado em uma proposta pedagógica que contempla etapas adaptadas à realidade de cada mulher, fundamentada numa pedagogia libertadora e resiliente. Atuamos de modo a criar meios de aproximação e sensibilização junto às mulheres em situação de prostituição nas diferentes localidades do hipercentro de BH (ruas, praças, hotéis etc.). Para tal, são realizadas visitas aos locais, sendo esta uma ação que proporciona DIÁLOGO.

A intenção é despertá-las para NOVOS OLHARES, que lhe proporcionem uma ANÁLISE CRÍTICA sobre suas condições de vida e de trabalho, para o seu próprio potencial de crescimento e de RESIGNIFICAÇÃO da sua história.Nossa finalidade: contribuir e apoiar a emancipação e humanização das mulheres que exercem a prostituição, fortalecendo sua autoestima, ampliando seu conhecimento sobre as questões sociais, de gênero, saúde e trabalho.

Linha Do Tempo

2016
Novo nome
Local – Centro de BH. Em 2016 – Mudança de Nome para Projeto Diálogos pela Liberdade.
2000
Mudança de espaço

Local-Centro de BH. Em 2000 A Pastoral muda-se para o Hiper centro. O coração da Prostituição.

1992
Casa no Bonfim

Local-Bonfim. Em 1992. A Pastoral tem sua sede própria. Compra-se uma casa no Bonfim.

1989
Associação da Pastoral da Mulher Marginalizada

Local-Bonfim. Agosto de 1987

1986
Mudança do local de atendimento

Local – Lagoinha

Em 1986 muda-se para a rua Itapecerica.

1982
Fundação

Local – Lagoinha Março de 1982

Abordagem

OBJETIVO: Conhecer a realidade das mulheres que exercem a prostituição mediante visitas a campo divulgando informações sobre cuidado da saúde física e mental e sobre promoção da cidadania.

● No Hipercentro de Belo Horizonte existem vários hotéis de prostituição, onde cerca de 4.000 mulheres dos vários estados do Brasil exercem a atividade. Média anual de atendimentos:

23 hotéis visitados
145 visitas
1000 mulheres visitas

Objetivo: Melhorar a defesa dos direitos das mulheres em situação de prostituição e o acesso aos serviços socioassistenciais.

 

ATIVIDADESMULHERES
BENEFICIADAS
ATENDIMENTOS
Cursos
profissionalizantes
681.300
Auriculoterapia85470
Inclusão Digital60600
Atendimento
Psicológico
75168
Oficinas de saúde1387
Oficinas de
Direitos
2186
Celebrações22176
Encaminhamentos
(médico, jurídico,
sócioassistencial...)
6565

Acolhida

Atendimento

Nesses últimos dez anos, a unidade Oblata Diálogos pela Liberdade, atendeu em média, anualmente:

270 mulheres distintas;
5944 atendimentos distintos;
22 atendimentos para cada mulher

Objetivo: Ampliar o conhecimento público sobre a realidade das mulheres em situação de prostituição e criar condições para buscar o reconhecimento de novos direitos de cidadania para elas.

● Participação representativa nos conselhos:

– CMAS-BH : Conselho Municipal de Assistência Social;

– CMDM-BH: Conselho Municipal de Direitos da Mulher;

-COMITRATE: Comitê Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiados e Apátrida, Enfrentamento ao tráfico de pessoas e Erradicação do Trabalho Escravo;

– Fórum das Pastorais e Movimentos Sociais da arquidiocese de BH.

● Atendimentos a universitários/as;
● Palestras e oficinas de sensibilização no âmbito  universitário;
● Participação e realização de seminários sobre a realidade da prostituição;
● Encontros com entidades para sensibilizar sobre a situação das mulheres que exercem a prostituição;
● Produção de vídeos e mangás abordando temas sobre violação de direitos das mulheres na prostituição.
● Formações e capacitações anuais para para novos voluntários/as.

Sensibilização Social

Parceria com universidades públicas e privadas:

Através dos Encontros dos Cirandas Parceiras aprofundar, propor reflexões e articular ações na garantia dos direitos das mulheres em contexto de prostituição;

Fortalecer a participação, autonomia e protagonismo de movimentos sociais, organizações e grupos populares e das mulheres em situação de prostituição;

Subsidiar a intervenção nas instancias e espaços de participação democrática.

DEPOIMENTOS

Como se voluntariar?

Se você deseja somar forças na luta contra o preconceito e o estigma que oprime as mulheres que exerce a prostituição, entre m contato conosco e saiba como fazer parte dessa missão!

PARCEIROS

Contato

Endereço completo:
Avenida Santos Dumont, 664, ou Rua
Guaicurus, 669 – Sl. 327 – Centro
BH- MG CEP: 30111-040

Telefones:   (31) 3272-7349 | (31)9.8751-2848
Whatsapp:  (31) 9.8751-2848

E-mail: [email protected]

Endereço do blog: 

dialogospelaliberdade.oblatassr.org

Mapa