O Encontro das equipes Oblatas de Angola, Argentina, Brasil e Uruguai para o planejamento da Província Santíssimo Redentor aconteceu em São Paulo (capital), na Casa Madre Antonia, de 31 de outubro a 2 de novembro.
As boas-vindas ao Brasil e ao encontro foram transmitidas pela Ir. Analita Albani, seguida pela introdução da Ir. Sandra Ortiz ao tema “Planejamento das equipes provinciais a partir de uma liderança compartilhada”. O momento de oração seguinte ressaltou o convite para construir conjuntamente a imagem do Santíssimo Redentor, iluminadas pela Palavra (1Cor. 12, 1-13).
Um encontro de culturas, realidades, idiomas, esperanças e desafios diferentes convergindo em uma só missão. Assim pode ser descrito este evento histórico, plantado coletivamente e regado com processos criativos, articulação e exercício da sinodalidade. Ao contemplar essa diversidade, a Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor busca convergências por meio da escuta ativa, construindo uma liderança empática e que segue pouco a pouco, confiando no potencial e no coração das equipes. Sim, ser Família Oblata é um jeito de ser e estar no mundo.
Os grupos formados para dar sequência às ações, divididos por áreas, foram oficializados como equipes de trabalho, somando forças à equipe de Animação e Governo Provincial:
- Comunicação;
- Economia;
- Formação Carismática;
- Missão compartilhada e projetos;
- Pastoral Juvenil Vocacional e Formação Inicial.
Diretrizes da jornada
Com base nas dimensões advindas do recente Capítulo Provincial, deu-se início aos passos do planejamento, que contou com a assessoria de Lía de Ieso. Ela expôs a dinâmica para os três dias de trabalho com a seguinte configuração:
- Dimensões e objetivos;
- Estratégias e iniciativas;
- Agenda compartilhada e integrada.
Novos horizontes na missão Oblata
Dentro do conceito de liderança compartilhada, ficou claro que esta precisa ser guiada pela articulação com mútua inteligência, diversidade e criatividade, em uma perspectiva sinodal. Trata-se da construção de um novo olhar provincial na busca de consensos, respeitando-se as diferenças, com abertura para uma reorganização que irá interferir nas relações e processos organizacionais.
A essência, o carisma que forma a identidade Oblata vai se adaptando aos novos desafios de um mundo em constante evolução. A imagem institucional deve espelhar o cuidado, a metodologia que vai além da técnica e passa pela experiência vivida no dia a dia com as mulheres assistidas. Ir ao encontro, além das periferias existenciais, virtuais e geográficas, não é apenas um discurso e já se consolidou como prática na história dos projetos pastorais e educativos da Congregação, com o grande exemplo de seus fundadores, Madre Antonia e Padre Serra.
Confira alguns depoimentos das participantes do encontro:
“La experiencia de la planificación conjunta fue un gran desafío, pero también un espacio de escucha e intercambio enriquecedor…tanto a nivel general, como a nivel de mi equipo. Construir desde las diferentes experiencias y recorridos personales es clave para una planificación estratégica y asertiva. ¡Gracias por el espacio!”
(Victoria – Equipo Provincial de Misión Compartida y Proyectos)
“La planificación provincial, la viví con mucho entusiasmo, compromiso y desafío. Estoy agradecida por la misión compartida.”
(Noelia A. – Equipo Provincial de Formación Inicial y Pastoral Juvenil Vocacional)
“Mi experiencia en la Planificación Provincial desde el Equipo de Economía ha sido muy positiva, con muchas expectativas y esperanzas. Es todo un desafío si se tiene en cuenta la realidad socio-económica-política-jurídica de cada país que integra la Provincia. Es un camino con varias etapas que supone conocer, respetar las diferencias, vislumbrar posibilidades y buscar alternativas. La economía es transversal y requiere de diálogo, comunicación y articulación con los demás Equipos Provinciales.”
(Hna. Olga – Equipo Provincial de Economía)
“Olá ! Para mim foi muito importante participar do encontro de planejamento da Província. Sinto que pouco a pouco vamos dando passos concreto e ao mesmo tempo vou tomando consciência da nossa realidade. Foi uma experiência rica de momento de entrosamento, partilha , confraternização e conjunta. Foi uma alegria participar desse momento da nossa província. Minha gratidão a todas que fizeram parte deste encontro.”
(Ir. Sirley – Equipe Provincial de Formação Inicial e Pastoral Juvenil Vocacional)
“Os dias que passamos em São Paulo refletindo sobre a Planificação da Província foram muito importantes para mim. O convite foi motivo de muita alegria e também um chamado de responsabilidade. Explico melhor: acredito que somos responsáveis pela guarda da semente que Antônia plantou. Ou seja, temos o dever de cuidar das mulheres que estão vulnerabilizadas (não só) pela prostituição. Considero que a prostituição é apenas a “ponta de um iceberg” de desigualdades e injustiças socioeconômicas que atingem principalmente as mulheres. Então, ao cuidarmos e acolhermos essas pessoas, em toda sua plenitude, colaboramos para a construção de um mundo melhor e mais justo.
Por fim, considero que a inclusão dos leigos da família Oblata no processo de Planificação (já atendendo ao chamado do Papa Francisco para a construção de uma igreja sinodal) sinaliza as transformações da Igreja nos próximos anos.”
(Isabel Brandão – Equipe Provincial de Formação Carismática)
Fotos: Paula Laneri – Província Santíssimo Redentor