Refletir sobre cada vocação e como responder o chamado de Deus em nossa vida.

O mês vocacional é uma especificidade da Igreja católica do Brasil. Foi instituído pela CNBB (conferência Nacional dos Bispos do Brasil), em 1981, durante a 19ª Assembleia dos Bispos. Tem como objetivo conscientizar toda a Igreja e comunidades sobre a importância de trabalhar e rezar pelas diversas vocações (Sacerdotal, Vida Religiosa Consagrada e Leiga).

Todos os anos a CNBB propõem um tema e lema a ser refletido no decorrer do mês. Neste ano de 2024, o tema é Igreja: uma SINFONIA Vocacional, com o lema ‘Pedi, pois, ao Senhor da Messe’.

Na primeira semana de agosto, o tema nos convida a refletir e rezar pela vocação sacerdotal, pessoas que doam suas vidas no serviço as comunidades e paróquias, em prol do povo de Deus.

Na segunda semana, celebramos a vida em família, pois ela é a fonte de vida e de todas as vocações. A família é a primeira a nos revelar o rosto de Deus, nela aprendemos os valores fundamentais para nossa vida. Rezemos pelas famílias, para que sejam fiéis à sua missão na Igreja e no mundo.  

Na terceira semana celebramos a vida religiosa consagrada apostólica e contemplativa. Mulheres e homens movidos pelo Espírito Santo seguem Jesus, por meio dos conselhos evangélicos (votos), obediência, pobreza e castidade. Assim, testemunham para o mundo  que é possível viver para o Reino de Deus, colocando-se a serviço, sobretudo dos mais empobrecidos. Rezemos pela vida religiosa, para que ela possa ser fiel à sua missão de ser sinal e presença do amor de Deus no mundo.

Na quarta semana, somos convidados a refletir  pela vocação dos leigos e leigas, que recebem como chamado a  serem sal e luz do mundo, no cotidiano de suas vidas, no mundo do trabalho, na política e na sociedade em geral. Essas pessoas têm como missão promover a justiça, a paz e a solidariedade. Sua missão é transformar o mundo pela vivência do Evangelho.

Neste mês vocacional, toda pessoa cristã é convidada a refletir e discernir sobre o chamado de Deus em sua vida.  O chamado é um dom de Deus que exige uma resposta, e essa resposta é responsabilidade de cada pessoa diante de Deus. Rezemos por todas as pessoas que escutam o chamado de Deus, porém, têm medo de comprometer-se com sua própria vida.

A Pastoral vocacional Oblata participa dos seguintes eventos vocacionais no decorrer de agosto:

  • Na Argentina, no dia 23 de agosto, teremos um dia de ação com os jovens do Colégio Jesus de Nazaré, com o tema: Projeto de Vida e o lema: Vinde e Vede!
  • No Brasil vamos participar do Festival Vocacional, promovido pela Pastoral Vocacional da Arquidiocese de São Salvador, em Salvador, Bahia.

Por Irmã Sirley da Silva – OSR | Pastoral Juvenil Oblata